Gripe das Aves

Abril 13, 2006 at 1:43 am Deixe um comentário


A gripe das aves é uma doença contagiosa dos animais, provocada por um vírus que normalmente afecta as aves, e, mais raramente, os suínos. É uma epidemia conhecida há cerca de 100 anos, que raras vezes afecta o Homem. É causada pelo vírus Influenza (vírus da gripe) do tipo A, que tem vários subtipos, sendo a estirpe mais perigosa para os humanos o H5N1. Este subtipo é o mais preocupante porque sofre mutações com grande rapidez e tem propensão para adquirir genes de outros vírus que infectam outras espécies de animais – daí a capacidade de infectar o ser humano.O contágio
Não se sabe exactamente como é que o vírus das aves passa para o organismo humano. De acordo com os especialistas, dificilmente o H5N1 se transmite ao homem, porque é ainda um vírus adaptado às aves. É preciso, por isso, haver um contacto muito próximo com os animais. Até agora, as pessoas contaminadas viviam muito perto dos animais infectados. Assim, as pessoas podem ficar doentes se estiverem em contacto directo com o sangue e as fezes destes animais ou se tocarem no pó das penas. O vírus pode também transmitir-se através da inalação, ou pelos olhos. O contagio dos humanos pode ocorrer, por exemplo, em mercados de animais vivos, onde se vendem todo o tipo de aves e onde há uma grande proximidade entre humanos e animais.

Sintomas
Os sintomas são semelhantes aos de uma simples gripe. Tem inicio súbito, são intensos e incapacitantes.
– dor de cabeça e garganta, tosse seca;
– febre alta (pode levar a convulsões);
– diarreia, dores musculares, a situação evolui para uma pneumonia grave.
No caso das aves os sintomas visíveis (sinais) são queda de penas e redução da produção de ovos.

Tratamento
Actualmente não existe tratamento para esta doença, nem o tão badalado Tamiflu é eficaz no tratamento da mesma, pode sim retardar o seu progresso. Assim, a vacina da gripe comum aliada ao Tamiflu são métodos a ter em conta mas não constituem tratamento. Antivirais e analgésicos podem ajudarna fase inicial da doença.

Prevenção
Para além da vacina da gripe comum e Tamiflu ou semelhante, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a carne de aves e os ovos devem ser cozinhados a temperaturas superiores a 70ºC, pois só assim há garantia que o vírus é destruído. Não há, no entanto, perigo em comer aves, desde que devidamente confeccionadas.

Anúncios

Entry filed under: Saúde.

Another thought… Another thought II

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 123,568 Questionaram

%d bloggers like this: