Uma hipoglicémia qualquer

Julho 8, 2006 at 9:54 pm 5 comentários


Local: Um hospital qualquer.
Intervenientes: Um doente qualquer, um enfermeiro qualquer, um estagiário de enfermagem qualquer, um médico qualquer.Dia 1
Hora: 10h30
Um doente qualquer apresenta sintomas de uma hipoglicémia qualquer.
Um estagiário de enfermagem qualquer efectua um teste de glicémia capilar constatando que o doente tem uma glicémia capilar = 54mg/dl (diagnóstico – hipoglicémia).

O estagiário fala com um enfermeiro qualquer que imediatamente indica que se troque o soro fisiológico em curso (NaCL 0.9%) por um soro glicosado (Ionosteril G), perfundindo ao mesmo ritmo (actuação vulgar nestes casos).
O enfermeiro fala com um médico qualquer devido a essa situação, o médico diz “Retire imediatamente esse soro… Vocês encharcam-me o doente com soros. Por isso é que ele está assim” – referindo-se a edemas (provocados pela patologia cirrose hepática).
O enfermeiro responde: Desculpe, mas se o senhor está com um soro fisiológico em curso precisamente ao mesmo ritmo de perfusão, como é que a troca pode afectar os edemas? Decerto não é a glicose que provoca o seu aumento?
O médico resmunga: Afinal quem é o médico aqui? Retire já isso daí. E você, está à espera de quê para ir buscar um copo de água com açúcar. Quer que lá vá eu, é? para o estagiário de enfermagem.
O estagiário resignado, que estava a terminar a administração de uma terapêutica qualquer, diz: Desculpe, vou tratar disso já a seguir, ao contrário de si estou a fazer algo.

Hora: 11h00 – Após o doente ingerir o copo de água com açúcar indicado pelo médico.
Glicémia capilar = 60mg/dl
Mantém-se a hipoglicémia.

Contactado o tal médico qualquer, foi dada a indicação: “Dê-lhe uma bolachinha”.
O estagiário não dá uma bolachinha, dá mais uma copo de água com açúcar e bolachas, tentando não contrariar totalmente o médico.

Hora: 11h30
Glicémia capilar = 65mg/dl
Mantém-se a hipoglicémia, apesar de o estagiário ter feito mais do que o indicado.
Contactado novamente o médico qualquer, foi dada a indicação: “Espere pelo almoço”.

Hora: 12h00
Almoço. A situação de hipoglicémia é, mais tarde, revertida. No entanto, poderiam ter ocorrido situações complicadas, tais como, o coma.

Dia 2
Hora: 11h00

O tal doente qualquer repete o episódio de hipoglicémia.
Contactado o médico qualquer: “Drº João, o senhor José da cama 19 está com uma glicémia capilar de 60 mg/dl, o que é que aconselha?” – pergunta o estagiário de enfermagem, supondo a resposta.

“Dê-lhe mais umas bolachinhas!”

Sem comentários.

Tratamento de Hipoglicémia Os sintomas de hipoglicemia melhoram alguns minutos depois do consumo de açúcar, quer seja na forma de caramelos ou tabletes de glicose, sumo de frutas, água com vários torrões de açúcar ou leite (que contém lactose, um tipo de açúcar). Os doentes com episódios recorrentes de hipoglicemia, sobretudo os diabéticos, muitas vezes preferem levar consigo tabletes de glicose porque têm um efeito rápido e fornecem uma quantidade suficiente de açúcar. Tanto os diabéticos como os não diabéticos com hipoglicemia podem melhorar tomando primeiro açúcar e a seguir um alimento que forneça hidratos de carbono de longa duração (como pão ou bolachas). Quando a hipoglicemia é grave ou prolongada, deve administrar-se glicose por via endovenosa para evitar lesões cerebrais graves.

Anúncios

Entry filed under: Saúde.

Riscos Aqui há justiça..

5 comentários Add your own

  • 1. firemans0  |  Julho 9, 2006 às 3:22 pm

    Provavelmente, esse sr. médico é um autoritário… mas não deixa de ser o soutor!… Ou então estava em dia não e pensa que é o maior… tipo (eu quero mando e posso)…
    Se tivesse dado com um enfermeiro que eu conheço, ele aprenderia as regras da boa educação! Na próxima vez já teria mais respeitinho, para com o próximo.

    Responder
  • 2. un_identified  |  Julho 9, 2006 às 3:55 pm

    Pior que isso, é pôr em risco a situação clínica de uma pessoa.
    Contrariando todos os valores éticos e morais que daí advém.

    Esperemos que isto não se passe noutros quaisquer hospitais, nem com outros quaisquer médicos.

    Cumps..

    Responder
  • 3. Cingab  |  Julho 11, 2006 às 3:51 pm

    então não era umahipoglicémia qualquer?

    Responder
  • 4. un_identified  |  Julho 11, 2006 às 10:54 pm

    você percebeu…
    ou entao leia com mais atenção…
    é uma questão de sigilo!
    🙂
    Cumps..

    Responder
  • 5. canasvirtual  |  Julho 13, 2006 às 1:57 pm

    Pois é!…
    Se calhar este sr. Docteur, estará a entrar na andropausa!… Ou então não!…
    Há dias felizes!…
    Cumprimentos

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 123,568 Questionaram

%d bloggers like this: