Outra vez o fumo!

Setembro 23, 2006 at 2:12 am Deixe um comentário


A incidência de doenças respiratórias, como a asma ou a bronquite crónica, vai aumentar nos próximos anos entre a população portuguesa.

O alerta para o aumento dos casos até 2010 surge no estudo “Prospectivo Delphi”, apresentado ontem por Mário Morais Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia Clínica (SPAIC), e Segorbe Luís, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).

Segundo o documento, as patologias onde se prevê um maior aumento são as doenças obstrutivas crónicas (asma, bronquite crónica obstrutiva, doenças do sono e patologia respiratória do sono), insuficiência respiratória crónica e cancro broncopulmonar.

Os adultos e idosos deverão ser as faixas etárias mais atingidas por estas doenças, de acordo com o estudo que coloca em situação de menor perigo as crianças e os jovens.

O envelhecimento da população, o aumento da contaminação atmosférica do exterior e do interior dos edifícios e os maus hábitos de vida (consumo de tabaco, falta de exercício físico e alimentação deficiente) são alguns dos factores de risco apontados para o aumento da incidência destas patologias.

De acordo com um relatório preliminar apresentado recentemente, as doenças respiratórias são a terceira causa de morte em Portugal e foram responsáveis por cerca de 90 mil internamentos durante o ano passado.

Não fume, evite o sedentarismo e alimente-se adequadamente!

Anúncios

Entry filed under: Saúde.

Frase do Dia Voando Sobre Um Ninho de Cucos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 124,294 Questionaram

%d bloggers like this: