Entrevista a Alexandre Borges

Abril 27, 2009 at 3:34 am Deixe um comentário


Excerto retirado do ‘Canas em Peso’

Entrevista completa aqui!

efeneto – Do ponto de vista da eficiência, na resposta dos bombeiros, como vê o futuro? Bombeiros Voluntários ou profissionais?

A. Borges – A sociedade actual não se compadece com bombeiros unicamente voluntários. Hoje em dia exige-se eficiencia (e bem) no socorro. Por outro lado os voluntários cada vez têm menos tempo para disponibilizar e o tempo que hoje é necessário para ser um bom bombeiro é muito superior ao que era anos atrás, fruto dessa maior exigencia. Entendo que todos os CB’s devem ter um núcleo de profissionais, no caso de Canas entre 5 e 10 elementos, que deverão assegurar o serviço expectavel, o rotineiro (doenças súbitas diurnas e nocturnas, acidentes menores, incêndios na sua fase inicial, etc.) mas sempre complementados por uma bateria de voluntários dedicados e altruistas que seriam chamados a intervir quando os primeiros não fossem suficientes. Naturalmente que sempre que estes voluntarios estivessem disponíveis para sair atempadamente poderiam (e deveriam) ser integrados no trabalho “rotineiro”.O que não é desejável é que tenhamos que tocar a sirene e pedir a pessoas que estão a trabalhar para irem salvar outras e que essa estejam à espera. Não podemos ter um tratamento diferente do que existe nas grandes cidades. Há actualmente um programa para a implementação destas equipas nos CB’s onde o Estado Central paga metade dos encargos (cerca de 60 mil euros por equipa e por ano) com as equipas. Enquanto responsável operacional do Corpo solicitei algumas vezes a criação dessas equipas nos CB’s do concelho (que penso que poderiam actuar de forma complementar) à CM, entidade responsável com capacidade para tal, mas nunca houve abertura suficiente para a sua criação.
No entanto os voluntários de Canas de Senhorim fazem um trabalho excepcional. Algumas pessoas podem não ter consciencia disso, visto que não têm esse experiência, mas a nível de qualidade dos serviços prestados, nomeadamente no pré-hospitalar, nada devemos às equipas do INEM que operam por esse país fora. Temos pessoas dedicadas, formadas e equipamentos actuais.
Orgulho na Instituição!
Anúncios

Entry filed under: Bombeiros.

Dia Nacional do Utente de Saúde Chávez oferece livro a Obama

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 125,073 Questionaram

%d bloggers like this: