Landgrabbing

Agosto 1, 2009 at 9:09 am 1 comentário


Um post que tem tanto de interessante como de preocupante. Deixo-vos um excerto deste texto, para a leitura completa cliquem no link abaixo.

Emprestado por ‘A escada de Penrose’ (link).

Muito mais séria ainda é a ameaça das explorações organizadas para proporcionar alimentos aos consumidores de outros países, que vêem como mais seguro produzir por sua conta em terras alheias do que depender da insegurança e dos preços oscilantes do mercado internacional. A Arábia Saudita recebeu este ano a primeira colheita de arroz produzida na Etiópia, em terras cedidas em condições que lhes permitem exportar toda a produção, enquanto milhões de etíopes estão ameaçados pela fome. China, Japão, Coreia do Sul, Malásia e inclusive Líbia e Egipto, participam nesta caça às melhores terras (com a correspondente água) para assegurar alimentos. O caso mais revelador é o da China, que não só está a planear grandes plantações para a produção de etanol no Congo (fala-se de 2,8 milhões de hectares), mas também sabe com clareza que para assegurar um consumo adequado de alimentos à sua população vai necessitar de produzi-los fora do seu território.

Anúncios

Entry filed under: Ambiente, Politica.

Gripe A (3) Bairro Alto

1 Comentário Add your own

  • 1. Daniel Rodrigues  |  Agosto 1, 2009 às 9:14 am

    Já é tempo de (já faz muito tempo que) os países do Norte começarem a (deviam) preocupar-se com os países do Sul ao invés de olhar para eles como um meio para atingir fins. Nós tivemos a felicidade de nascer em países desenvolvidos, os outros estão condenados à exploração. Haja civilização realmente.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 123,971 Questionaram

%d bloggers like this: