It’s Blog Action Day

Outubro 15, 2009 at 2:09 am 1 comentário


Juntei-me à causa! O ‘Blog Action Day’ (link) é um evento anual que une bloggers mundiais com o objectivo de escrever acerca de um tema, no mesmo dia, nos seus blogs. A finalidade é gerar a discussão acerca de um tema de importância global. O tema deste ano passa pelas Alterações Climáticas (Climate Change).

Um dos pressupostos é que cada blog direccione a sua opinião para o objecto principal de discussão do mesmo, ou seja mediante o seu estilo, a sua linha, ou o seu objectivo principal. Assim, alinho este blog em Saúde ou Estilo de Vida, que fica muito melhor descrito  como Lifestyle, pois julgo ser o tópico que mais se adequa para que deixe o meu testemunho.

Daí, segundo o ‘Blog Action Day’:

A Health or Lifestyle blog might write about how climate change will affect our children’s health and daily living.

Significa que eu tentarei explicar-vos como as alterações climáticas podem afectar a saúde e o modo de vida das crianças.

Recentemente a AAP (American Academy of Pediatrics) lançou as conclusões de um estudo basado nos efeitos negativos das alterações climáticas e, naturalmente, apontou que as crianças são as mais vulneráveis aos efeitos negativos das mesmas. Salienta-se que “o risco de morte associado a catástrofes naturais e fenómenos meteorológicos de grande dimensão, a maior incidência de Doenças Infecciosas ligadas ao clima (como a Malária), de doenças relacionadas com a poluição do ar e com o calor, da Asma e outras Doenças Respiratórias, e a morte por exposição a temperaturas elevadas são exemplos de consequências das alterações climáticas para as crianças” (link1).

A Unicef contribui lançando um alerta atendendo a factos como o aumento da incidência dos principais causadores de morte das crianças, incluindo a malária e a diarreia, em consequência das alterações climáticas. Não esquecendo que os fenómenos que advém das alterações climáticas, como furacões e inundações, afectam desproporcionadamente as mulheres e crianças, que são mais susceptíveis; bem como, o facto de as alterações climáticas afectarem directamente a produção de colheitas poder reduzir a disponibilidade de alimentos. Saibam que em 2006, também segundo a Unicef, “cerca de 36% das crianças no mundo estavam moderada ou gravemente mal nutridas”, logo é fácil antever quem sofrerá mais com a redução da disponibilidade de alimentos causada pelas alterações climáticas (link2).

Aconselho-vos também a informarem-se acerca dos efeitos directos das alterações climáticas na saúde das crianças (link3) e dos efeitos indirectos (link4) apontados pela AAP.

Outra vertente que ainda não vos citei baseia-se nos efeitos da relação entre as alterações climáticas e a poluição relativa do ar, materializada na concentração de ozono como sugere um estudo de uma equipa da Mount Sinai School of Medicine in New York (link5). Este estudo refere que um número crescente de crianças serão hospitalizadas durante a próxima década devido a problemas respiratórios como resultado directo das alterações climáticas esperadas.

Assim, em jeito de conclusão, porque é que as crianças serão os seres mais afectados pelas alterações climáticas? Basicamente, atendendo a quatro factores primordiais podemos sustentar esta opinião. Primeiro, se 35% das crianças no mundo sofrem de má-nutrição é fácil antever quem sofrerá rapidamente com a redução da disponibilidade de alimento. Segundo, os seres mais susceptíveis a doenças infecciosas são as crianças; é um facto que as alterações climáticas vão proporcionar um aumento de patologias, com principal destaque para a malária e a diarreia, que afectam principalmente quem? as crianças. Terceiro, se os problemas respiratórios tendem a aumentar com as alterações climáticas e se as crianças são mais susceptíveis e frágeis, quem sofrerá mais com o aumento de problemas respiratórios são as crianças. Por fim, um quarto factor primordial, quem são os seres mais frágeis em caso de catástrofe natural? É fácil de constatar que as crianças, mais uma vez, são os seres mais frágeis e indefesos perante inundações, furacões, etc…

Anúncios

Entry filed under: Ambiente, Saúde.

finito Patrões incompetentes

1 Comentário Add your own

  • […] It’s Blog Action Day « Mas Porquê? masporque.wordpress.com/2009/10/15/its-blog-action-day – view page – cached Juntei-me à causa! O ‘Blog Action Day’ (link) é um evento anual que une bloggers mundiais com o objectivo de escrever acerca de um tema, no mesmo dia, nos seus blogs. A finalidade é gerar a… (Read more)Juntei-me à causa! O ‘Blog Action Day’ (link) é um evento anual que une bloggers mundiais com o objectivo de escrever acerca de um tema, no mesmo dia, nos seus blogs. A finalidade é gerar a discussão acerca de um tema de importância global. O tema deste ano passa pelas Alterações Climáticas (Climate Change). (Read less) — From the page […]

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 125,073 Questionaram

%d bloggers like this: