Os 20 Anos do ISU

Novembro 22, 2009 at 2:17 am Deixe um comentário


Estive presente, no decorrer da tarde de ontem, na comemoração dos 20 anos de existência do ISU (Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária) que decorreu no Museu da Cidade de Lisboa (link1) e, deste modo, não posso deixar de marcar e transmitir o evento, bem como, voltar a assinalar o ISU, a sua missão e actividade. O ISU integra a plataforma das ONGD’s (Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento) Portuguesas desde 1991. A sua actuação é baseada em três pilares fundamentais que são o Voluntariado, a Cooperação e Educação para o Desenvolvimento e a Exclusão Social.

Ao longo destes 20 anos de vida o ISU cresceu e aquilo que era inicialmente uma garagem algures em Lisboa transformou-se numa série de núcleos espalhados pelo país, actualmente contamos com os núcleos da Alta de Lisboa, Viseu, Viana do Castelo, Faro e Gaia, não esquecendo a sede localizada em Lisboa. Inicialmente com a sua actividade centrada no apoio e integração aos estudantes universitários dos PALOP em Lisboa, o ISU tem vindo a desenvolver exponencialmente o seu leque de actividades. Hoje em dia, a sua acção vai desde o desenvolvimento de projectos de intervenção à sensibilização para a solidariedade e cooperação mútua.

Para conhecerem melhor os diversos projectos que o ISU leva a cabo devem consultar os seguintes sites (link2) (link3).

Desde 2007 sou voluntário do núcleo do ISU de Viseu. Foi no ISU Viseu que tive oportunidade de ampliar a minha visão do Mundo e das suas assimetrias. Sempre difícil, a descrição do crescimento e aprendizagem que obtive graças a este projecto, conclui-se que não é transmissível em poucas linhas e palavras.

Durante a comemoração dos 20 anos do ISU destaco a soberba intervenção do Prof.º Roque Amaro (link4) que para além de reconhecer o trabalho levado a cabo pelo ISU nestes vinte anos soube transmitir uma posição crítica lançando desafios extremamente estimulantes para o futuro da organização e acções a realizar e a amadurecer. A comemoração contou com a presença dos quadros de direcção, diversos voluntários dos vários núcleos do ISU, estudantes dos PALOP, membros das Embaixadas dos PALOP em Portugal entre outras entidades. Merece do mesmo modo destaque a intervenção de António José Sarmento (Presidente do ISU) que decorreu conforme já nos tem habituado e a visualização de um filme com testemunhos e clips dos 20 anos do ISU, que transmitiu recordações e saudades inigualáveis mesmo aos que à pouco tempo se juntaram à causa, tal como eu.

Não posso deixar de transmitir o meu percurso individual no ISU (núcleo de Viseu) e apelar à consulta desta página (link5) para melhor entenderem qual o percurso do próprio núcleo e fomentar a curiosidade pela sua actividade. Como já referi desde 2007 que pertenço ao grupo de voluntários do ISU. Inicialmente integrei a formação geral de voluntários promovida pela ONGD e, movido pela curiosidade e causas, fui participando cada vez mais nas actividades do núcleo. Em 2008 após completar a formação específica de voluntariado com vista ao desenvolvimento do Projecto No Djunta Mon, fui seleccionado para a equipa de voluntários que iria partir para a Ilha do Fogo em Cabo Verde. Os projectos No Djunta Mon são uma das actividades mais importantes do ISU se é que podemos comparar o grau de importância entre elas. Desenvolvido o projecto No Djunta Mon na Ilha do Fogo, esta primeira edição levada a cabo pelo núcleo de Viseu, na qual participei, trouxe na bagagem resultados fantásticos e boas perspectivas de consolidação no futuro. De regresso à base, preparar novamente o futuro e novos rumos, bem como, amadurecer os projectos já iniciados eram os desafios. Para além dos diversos projectos que o ISU-Viseu desenvolvia coube-me a mim pensar um dos novos projectos. Eis que surge a ideia do Escolas Saudáveis. O projecto Escolas Saudáveis inicia em 2009 sob a minha coordenação e implantação no terreno. Um projecto que, tal como o No Djunta Mon, me obrigou a despoletar a curiosidade, atingir objectivos, ampliar capacidades e constitui um desafio francamente positivo.

Na senda da comemoração dos 20 anos do ISU, os voluntários tiveram a oportunidade de deixar os seus testemunhos [consultar aqui (link6)] dos quais eu não podia estar ausente, fica um excerto:

O ‘No Djunta Mon’ foi o ponto alto (e custa-me inferiorizar momentos passados ao serviço dos bombeiros) da minha vida quanto ao relacionamento com as pessoas, a percepção de desigualdades, a obrigação de lutarmos por uma sociedade melhor e mais justa. Foi um projecto que me mudou, quando digo isto não significa que tenha mudado a minha personalidade, mas mudou algo mais importante. O projecto ‘No Djunta Mon’ abre-nos um mundo de questões. Questões que nos levam ao interesse por toda a injustiça no mundo, foi de lá que trouxe um espírito inconformado que me faz actuar sempre que possível na redução das injustiças e desigualdades sociais.
Chegados a Portugal, não baixamos os braços, o ISU-Viseu continua em força e espero que por muito tempo.

Com a ambição de continuar a ajudar na missão do ISU por muitos anos é ponto assente que aquilo que ganhei ajudando os outros foi exponencialmente maior do que o esforço levado a cabo para ajudar. Seguidamente explicarei os pontos fundamentais dos projectos No Djunta Mon e Escolas Saudáveis em posts para esse efeito.

Termino com a seguinte transcrição do ISU:

O ISU aposta no voluntariado como forma de participação activa na sociedade, de cooperação mútua, de multiculturalidade, de tolerância e de abertura a desafios. É este o cunho subjacente às áreas de acção do ISU que constituem diferentes projectos com objectivos próprios.

Anúncios

Entry filed under: Cultura, Voluntariado e Cooperação.

Atenção: Consumo Responsável

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 123,971 Questionaram

%d bloggers like this: