‘Geração de Covardes’

Janeiro 4, 2010 at 8:29 pm Deixe um comentário


A educação parental, um bom tema para conversar, reflectir e intervir… O mote foi dado pela psiquiatra Vanessa Mardsen. Deixo-vos um excerto do seu texto. Para consultarem o texto completo cliquem aqui ‘Geração de Covardes’ (link).

Há muito que tenho observado, não sem me preocupar, o que significa “parenting” (educar) hoje em dia. Várias vezes me pego a ler o jornal ou a ver tv e tenho que exclamar diante das atitudes que são vendidas como “normais” e nada mais são do que o enfraquecer de toda uma geração (seja do ponto de vista biológico ou psicológico). Na Inglaterra esta nova geração de crianças e adolescentes que cresceu acolchoada e super-protegida pelos pais é chamada de “bubble wrap children” ou “crianças enroladas em plástico bolha”. Acho que o nome certo deve ser dado e prefiro chamá-los de “geração covarde”.

Vemos os sinais desta geração nos playgrounds acolchoados, que permitem que as crianças brinquem sem raspar seus joelhos. Mamães e papais abutres sobrevoam incessantemente seus pequenos enquanto eles brincam… ou não. Os pais estão, na verdade, mais presentes como treinadores (ou life coaches), ensinando seus pequenos a brincar ao invés de deixá-los experimentar por si mesmos. Poucos conseguem se acomodar nos bancos da praça no perímetro, como faziam antigamente, a deixar que seus filhos descubram por si próprios.

Anúncios

Entry filed under: Saúde.

Saúde Pesada [Taxas Moderadoras] Aparelhos de Enfermeiro – O erro da desvalorização!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 125,466 Questionaram

%d bloggers like this: