Panteões

Janeiro 23, 2010 at 1:10 am Deixe um comentário


Parece que Sarkozy está empenhado em finalizar uma ideia original de Chirac. Tornar Monet o primeiro artista francês famoso sob os tectos do Panthéon (The Independent – link1). Onde moram os restos mortais ou os cenotáfios de cérebros como René Descartes, Victor Hugo e Voltaire.

[Por falar em Voltaire, actualmente relembrado em virtude do sismo no Haiti, este grande pensador foi à data do terramoto de Lisboa (1755) o grande crítico da concepção divina que imperava na Terra, na sua obra ‘Cândido’, datada de 1759, Voltaire expõe a fragilidade do ser-humano, critica a Igreja e afirma que só alguém muito ‘cândido’ (ingénuo, puro ou  inocente) pode acreditar num mundo sob a lei e misericórdia de Deus (ler excertos de ‘Cândido’ – link2).]

Por cá a Amália já mora no Panteão Nacional (no de Lisboa), honra lhe seja feita. Digo no de Lisboa, vulgo a Igreja de Santa Engrácia, pois desde Agosto de 2003 que o título de Panteão Nacional foi igualmente concedido ao Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde estão perpetuados os túmulos dos dois primeiros Reis de Portugal, D. Afonso Henriques e D. Sancho I.

Ao lado de Amália estão perpetuados os restos mortais de personalidades como Almeida Garrett, Guerra Junqueiro, Humberto Delgado, João de Deus, Manuel de Arriaga, Óscar Carmona, Sidónio Pais, Teófilo Braga e, o mais recente e contestado Aquilino Ribeiro, os seus restos mortais foram aí depositados em 2007 sob contestação por alegadas ligações ao regicídio. Entre os cenotáfios o Panteão Nacional honra nomes como Infante D. Henrique, Luís de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, entre outros.

Anúncios

Entry filed under: Cultura.

Impossible is nothing?! Sibutramina e €

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 123,568 Questionaram

%d bloggers like this: