Aparelhos de Enfermeiro – Criar e dar

Fevereiro 21, 2010 at 12:05 am Deixe um comentário


Hoje em dia, o enfermeiro é permanentemente criticado por aquilo que dizem ser ‘tentativa de ocupar as funções de outros profissionais de saúde’. Actualmente existem profissionais de saúde cuja existência e evolução profissional é, ainda, recente – falo de podologistas, analistas, fisioterapeutas, técnicos de cardiopneumologia, etc – todos têm em comum dois aspectos.

Todos estes grupos de neo-profissionais de saúde beberam os seus conhecimentos no campo alargado de actuação dos enfermeiros e todos, sem excepção, reclamam o facto de existirem enfermeiros especializados nas ‘suas’ áreas. Incomoda-me que se pense assim. Ou muito me engano, e seja assim esclareçam-me, ou todas estas novas profissões da saúde devem o nascer de grande parte do seu campo de competências à evolução científica e do cuidar dos enfermeiros.

Foram os enfermeiros a mão de obra exploratória e de desenvolvimento de muitos campos de actuação específicos da saúde! Ou minto?

Aqueles que fazem colheitas de sangue sabem que os enfermeiros o fazem desde sempre e continuam. Aqueles que fazem reabilitação sabem que os enfermeiros estudaram e desenvolveram essa reabilitação desde sempre e ainda hoje a fazem. Aqueles que fazem electrocardiogramas sabem que os enfermeiros desde sempre o fizeram e ainda hoje o fazem com o máximo de competência e, ora bem, também sabem interpretá-los. Podia alongar-me? Podia, mas não adianta, é um facto.

É um facto que os enfermeiros podem ser considerados o faz-tudo da saúde. Vantagem ou desvantagem – exitem prós e contras para as duas opiniões. Certo e unânime é que somos fazedores e dadores de muito conhecimento que agora nos dizem – ‘tentamos roubar!’

Digo-vos: Haja decoro.

Ler também:

Prata da casa (link) no Doutor Enfermeiro

Anúncios

Entry filed under: Aparelhos de Enfermeiro.

Amenizai as hostes Tenho dito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 123,607 Questionaram

%d bloggers like this: