Sim sim

Fevereiro 22, 2010 at 11:09 am Deixe um comentário


Testing everyone at risk of HIV and treating them with anti-retroviral drugs could eradicate the global epidemic within 40 years, according to the scientist at the centre of a radical new approach to fighting Aids. [The Independent (link) – leia artigo completo]

Resumindo, o artigo diz-nos que se todas as pessoas com risco de contraírem a infecção pelo VIH fossem rastreadas e, após a verificação dos positivos, os mesmos fossem tratados com anti-retrovirais a infecção pelo VIH tinha os dias contados. Ou melhor os anos, à medida de 40. Será possível?

Não discordo que a efectuarem-se os pressupostos fosse possível erradicá-la nos prazos previstos. No entanto, o problema está na raiz. Não é possível, com as atitudes e tendências políticas actuais e mundiais, haver um rastreio total às pessoas em risco. Especialmente nos países do Sul que, meus amigos, são esquecidos pelo dinheiro. Não vejo uma acção concertada dos países do Norte para assistirem e tratarem a infecção pelo VIH nos países do Sul, e não sei quando a verei. Daí possamos arquivar este artigo, com pouca esperança!

Vale-nos a onda de boas políticas nos países do Norte para travar o aumento das infecções, o aumento da qualidade de vida dos doentes e o enraizamento dos direitos dessas pessoas na sociedade civil. Não esqueçamos é que há muito a fazer.

*Imagem do China Daily

Anúncios

Entry filed under: Saúde.

Tenho dito. Por água abaixo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 123,568 Questionaram

%d bloggers like this: