A leveza dos media: Sócrates e Futebol

Fevereiro 28, 2010 at 2:30 am Deixe um comentário


Esqueçamos que existiu este evento em Portugal (Correntes d’Escritas – link 1) porque cultura o país não precisa. Os media sabem bem que em termos de cultura e culturalmente falando nos somos pró – nada melhor que os portugueses! Vai daí não acham necessária uma cobertura rigorosa e merecida – concerteza milhões de portugueses não souberam para que serviu este evento, quais os seus propósitos nem sequer, na pior das hipóteses, constataram a realização do mesmo. Eu, por impedimentos de ordem profissional não pude também acompanhar, fico espantado é com o facto de um evento com um programa destes (ver link 2) ser passado com leveza pela imprensa, valha-nos a blogosfera (link 3).

Já não me espanta, infelizmente, é termos de ser confrontados com notícias do género destas (link 4) | (link 5) constantemente e em massa. Sejamos coerentes, em Portugal quem olhar (com leveza claro) para os jornais, telejornais e demais fica atordoado com duas ideias centrais – ‘Sócrates tem de deixar de governar’ e ‘O Benfica continua a dominar’ – uma coisa que me causa prurido e apesar de ser um mal antigo não parece ter remédio à vista. Imprensa em Portugal é futebol e política – neste caso pior – mau jornalismo de política.

Com a tal leveza (começa a ser um fado do ‘bom’ português) ficamos com a facilidade da crítica destrutiva, do alheamento aos problemas reais, da brincadeira do futebol e, enquanto isso, não governamos nem deixamos governar. Não é que eu não goste de futebol mas juro que chateia dedicarem mil vezes mais letras ao futebol do que a cultura (esqueçamos a cultura desportiva como é óbvio).

Assim remamos ao sabor dos ventos, com as marés que o oceano quiser. Assim para terminar deixo mais uma carga de trabalho que os media (acho eu) deviam abordar com profundidade e preocupação. Vejamos o que aconteceu no Haiti, na Madeira, no Chile (link 6) e em todas as minúsculas catástrofes ambientais em Portugal continental (link 7).

Algo vai mal, certo? Ou continuamos a falar do Benfica.

Imagem ‘Voyeurismo’ no El Mundo
Anúncios

Entry filed under: Cultura, Politica.

Djar Fogo Sagres – a extremidade sudoeste

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 123,971 Questionaram

%d bloggers like this: