Pizarro e Abílio Gomes

Março 4, 2010 at 12:22 pm Deixe um comentário


Garantias que estes dois senhores deram à Ordem dos Enfermeiros em reunião dedicada ao descontentamento dos enfermeiros com o rumo que o INEM está a tomar:

1. A afirmação inequívoca, por parte do Ministério da Saúde, que todos os meios SAV (Suporte Avançado de Vida – ou seja, VMER e helicópteros) e SIV (ambulâncias de Suporte Imediato de Vida) terão obrigatoriamente enfermeiros na sua tripulação.

2. Da mesma forma, assegurou-se que o projecto SIV, tal como se encontra hoje, é para manter, tendo sido igualmente assumida a decisão de estabilizar o quadro de recursos humanos alocados às SIV, nomeadamente de enfermeiros. Foi transmitido pelo Ministério que no futuro haverá um novo modelo de contratação desses profissionais, o qual será definido até ao final de Março. Foi ainda transmitida à Ordem dos Enfermeiros a intenção de aumentar a gama de resposta das SIV no transporte do doente crítico / Via Verde.

3. Também foi garantido que as 56 acções de formação previstas pelo INEM para 2010 vão ser realizadas e devidamente financiadas. Destas, 28 destinam-se a enfermeiros.

4. De acordo com uma preocupação há muito manifestada pela Ordem dos Enfermeiros – referida, aliás, num parecer elaborado em 2007 sobre segurança dos cuidados – ficou claro, entre os vários intervenientes na reunião, que não há razão para que os enfermeiros não possam acompanhar os doentes dentro da ambulância, desde o local da ocorrência até ao hospital de referência.

5. Por último, foi aceite por todos que seja feita uma reflexão conjunta sobre a melhor forma de assegurar o acompanhamento dos meios dos CODU.

Blá, blá blá… Pardais ao ninho. Quem dera que fossem garantias de palavra! Custa acreditar nestas supostas garantias dada a instabilidade a que os enfermeiros do INEM estão submetidos, lembrando ainda o concurso para SIV que completa um ano e resultado zero – não brinquem com coisas sérias por favor!

Comunicado da Ordem dos Enfermeiros (link)
Anúncios

Entry filed under: Saúde.

Cortar pernas ‘Vou-me atirar ao rio’

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 124,278 Questionaram

%d bloggers like this: