Limpar Portugal

Março 22, 2010 at 2:26 am 2 comentários


No dia 22 de Setembro de 2009 dei o primeiro passo para uma revolução (link 1), associei o concelho de Nelas à iniciativa Limpar Portugal. Consciente do tempo necessário para desenvolver a iniciativa sabia de antemão que não era pessoa capaz devido aos imperativos profissionais. Assim tratou-se de um acto simbólico e tiro de arranque para esta causa. Cedo o grupo começou a crescer, iniciaram-se reuniões no centro paroquial de Nelas, escolheram-se os coordenadores de grupo e, enfim, com muito trabalho e mais trabalho, volvidos cerca de seis meses orgulho-me de ter colaborado com pessoas de um grande carácter de cidadania, civismo e preocupação ambiental.

Assim no dia 20 de Março, brindados com água das nuvens, mais de uma centena de voluntários trabalharam numa causa que devia unir todos nós – a preservação do ambiente. No concelho de Nelas dizimámos quase a 100% as lixeiras existentes. Sem dúvida uma iniciativa de grande generosidade e atitude cívica. Em prol da revitalização ambiental, mudança de comportamentos e sensibilização da população para as questões ambientais – saímos com um saldo bastante positivo.

Mas o que falta fazer?

Constatamos o apoio das mais diversas entidades públicas, da autarquia às juntas de freguesia; bem como, de entidades privadas, a ver no site do grupo do concelho de Nelas (link 2); no entanto, ficou a sensação geral de que a autarquia pode e deve fazer bem mais.

Feita a referenciação das lixeiras, um belo trabalho dos amantes do BTT (agradeça-se!) a Câmara Municipal de Nelas tem em mão o conhecimento pleno dos atentados à floresta do concelho. Julgo que, a fazer o seu trabalho de casa, o executivo camarário já tinha conhecimento de todas elas e porventura teria engendrado uma estratégia de limpeza desses locais e manutenção da sua qualidade ambiental.

Urge agora um trabalho complementar da autarquia. É urgente resolver os amontoados de entulho que foi impossível recolher, bem como, outros resíduos de ‘grande porte’ – saiba-se que um ou dois dias de trabalho de uma retroescavadora e de um camião seriam suficientes para limpar todos os pontos referenciados e aniquilar as lixeiras das nossas florestas.

Tão necessário como isso fica a ideia de que uma gestão dos pontos recorrentes de depóstito de lixo, como uma revitalização desses espaços, vigilância, limitação de acesso e fiscalização seriam suficientes para que não voltassem a existir lixeiras no concelho. Tudo isto aliado a sensibilização nos locais agora limpos e, de um modo geral, à população quanto ao funcionamento do ecocentro e dos demais serviços gratuitos que a autarquia assegura para recolha de resíduos era, a meu entender, ouro sobre azul.

Resta deixarmos um agradecimento a todas as entidades e voluntários que colaboraram neste dia, esperarmos que sirva para alertar a população e a autarquia, olhando para um futuro que pode e deve ser mais limpo. Da minha parte um agradecimento especial aos coordenadores do grupo concelhio e aos coordenadores dos sub-grupos (sem eles a iniciativa não teria o sucesso que teve – obrigado por terem despoletado toda esta onda de voluntariado), aos chefes de lixeira, ao agrupamento de escuteiros de Canas de Senhorim, aos bombeiros de Canas de Senhorim, à professora Ana Pedrosa e aos seus alunos, à Junta de Freguesia de Canas de Senhorim que, a meu ver, fez o possível e mais não se podia pedir; e, por fim, aos que trabalharam directamente comigo na recolha de lixo por me terem proporcionado um dia diferente e muito agradável.

Share

Anúncios

Entry filed under: Ambiente.

Chora Chora Coração Altares da sociedade

2 comentários Add your own

  • 1. Ana Rita  |  Março 22, 2010 às 10:08 pm

    Um dia inesquecivel a juntar a meses de trabalho inesqueciveis..

    Como eu escrevi no ning, obrigado Daniel por teres criado o grupo, foi o “chuto” necessario para que esta onda de voluntarios se transforma-se num furacao de trabalho e empenho para que no dia 20 aniquilase-mos todas aquelas lixeiras…

    Nao vamos ficar por aqui…

    como ja li em tantos sitios: to be continued…

    Beijinho

    Responder
  • 2. Daniel Rodrigues  |  Março 22, 2010 às 10:37 pm

    🙂
    Assim seja!

    Bjs

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 123,971 Questionaram

%d bloggers like this: