Alto risco de suícidio rel/ c/

Abril 25, 2010 at 4:00 pm Deixe um comentário


Os médicos, enfermeiros e psiquiatras são as profissões mais afectadas pelo suicídio no nosso País. Nas estatísticas – quer nacionais quer internacionais – são exactamente os profissionais de saúde os mais referidos como sendo vítimas de uma situação de pressão tal que em muitos casos degenera em suicídio.

Ler tudo no DN (link).

Há muito que sabemos que estas profissões levam a um constante stress e situações de pressão inevitáveis. Actualmente ouvimos falar do síndrome de exaustão ou burnout e de mecanismos de coping – estas áreas são inclusivé abordadas em algumas unidades curriculares das licenciaturas na área da saúde – mas quem se importa com a taxa de suicídio nas profissões referidas?

Onde estão implementados projectos de acompanhamento dos profissionais de áreas mais susceptíveis a stress e labilidade emocional?

Existem projectos de formação, acompanhamento e tratamento de profissionais em risco, com depressão, com perturbação do stress pós-traumático?

Quem promove acções de formação abrangentes, em massa, destinadas a implementar mecanismos de coping como rotina no exercício profissional dos enfermeiros, médicos e outros?

Existem inúmeras profissões que necessitam urgentemente de apoio – institucional e clínico – para travar as perturbações de saúde mental associadas ao exercício das suas funções. Não são apenas os enfermeiros e médicos, também os bombeiros e polícias, entre outros. Urge criar organismos destinados a monitorizar, acompanhar e cuidar destas pessoas. Caso para dizer que os profissionais de saúde também precisam de cuidados de saúde.

Alguém que levante o Diagnóstico e lance o Plano de Cuidados?

[Na imagem: ‘Le Suicídé’ de Édouard Manet]
[Previamente publicado no Plano de Cuidados (link)]

Entry filed under: Saúde. Tags: .

Cravo Sem-Abrigo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 120,557 Questionaram

%d bloggers like this: