Saúde Pesada [Peripécias]

Maio 26, 2010 at 4:30 pm Deixe um comentário


Este Saúde Pesada não vai assumir os moldes dos anteriores. Desta feita fico pelo resumo das mais recentes peripécias associadas à Saúde em Portugal. Peripécias porque só assim podem ser chamados os mais recentes acontecimentos com que brindam a saúde dos portugueses.

1. O presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, contestado nos últimos tempos, foi substituído e adivinhem que cargo lhe foi imputado – administrador da SUCH. Sim, contestado num hospital é nomeado para a gestão de uma ‘associação’ que detém relações com a maioria dos hospitais portugueses. Coerente?!

2. O Ministério da Saúde colocou a discussão pública o PERHEPH (Plano Estratégico de Recursos Humanos para a Emergência Pré-Hospitalar). Objectivo central: substituir os enfermeiros do INEM por técnicos de emergência pré-hospitalar que acumulam competências dos enfermeiros, com formação, preferencial, de ensino superior. Proposta economicista e interesseira que baste. Coerente?!

3. Na senda das medidas de austeridade, vem o Ministério das Finanças austerizar o sector da Saúde, implicando a medida de 2 saídas para 1 entrada e ameaçando com mais cortes. Alguém tem dúvidas de que o SNS está a cair num poço sem fundo?! O sector privado vai dominar, a qualidade continua a decrescer e o prejuízo continuará a aumentar.

4. Em Penedono, por transferência da vila para a administração regional de saúde do norte, obrigam os utentes a deslocarem-se a Vila Real, cidade para onde não existem transportes públicos. Pior, os bombeiros já não efectuam os transportes por falta de pagamento e de credenciais. Continuam a alterar-se as orgânicas do SNS sem que previamente se garantam condições de acessibilidade às pessoas. Dúvidas?!

[Rubrica original do Canas em Peso (link)]

Entry filed under: Saúde Pesada. Tags: .

A resposta, Pizarro! Governador Civil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 120,558 Questionaram

%d bloggers like this: