Sinais…

Dezembro 22, 2010 at 4:00 pm Deixe um comentário


(publicado no ‘Canas em Peso’ – link na barra lateral)

Eu não dou sinais de vida há algum tempo, é certo. No entanto este espaço tem uma consideração especial na minha rotina de leitura diária e parecendo que não, continuei atento às notícias que correm e ocorrem na minha terra. O esforço para acudir a vários fogachos tem sido uma constante, não agora, mas na vida – parece! – e espero que assim continue. Infelizmente, essa mania leva a que alguns dos fogachos sejam mal ou menos bem resolvidos.

Mal e menos bem, ao que parece, tem estado a gestão autárquica do concelho e da freguesia e política adjacente. Temos questões de liderança finalmente no papel, temos respostas institucionais ao nível de gestões amadoras de qualquer associação de estudantes mas não temos Casa da Cultura.
Não temos Casa da Cultura onde era suposto ela estar segundo a intenção pré-eleitoral dos executivos que transitaram e mantiveram o poder no burgo. Será melhor restituirem a placa noutro ponto geográfico e com outra cara presumo, ou teremos de esperar por período pré-eleitoral futuro?
Em Nelas é que não há necessidade de esperar por esse período, projectos novos aparecem em ritmo paralelo ao do desaparecimento de projectos em Canas.
Inquieta-me que não haja notícias do aproveitamento e utilização dos espaços recuperados pela EDM, bem, nem vê-las. Mau sinal, um péssimo sinal. E muito havia para dizer, ou antes houvesse?

Mas nem tudo são maus sinais…

Bem, bem tem estado a Associação Recreativa e Cultural do Paço, pelas diversas iniciativas que recentemente levou a cabo ampliando o lote de actividades culturais de Canas de Senhorim, elevando o grau de exigência da população ao movimento associativo.

Bem, bem tem estado a instituição ‘As Casas do Visconde’ pelas iniciativas que capta para Canas de Senhorim e pelo forte impacto cultural que traz à nossa vila e, especialmente, aos canenses.

Bem, bem tem estado a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários que continua a garantir o socorro à população da melhor forma possível, trabalhando para alcançar sinergias e apoios com o intuito de fortalecer os meios materiais e humanos do corpo de bombeiros, veja-se a nova ambulância e espere-se pela remodelação do quartel. Aplaude-se e louva-se a iniciativa do núcleo numismático e filatélico, que bem se recordam concerteza.

Bem, bem tem estado o grupo ‘Prometeu’ – mais iniciativa voluntária, mais cultura, mais solidariedade.

Bem, bem tem estado o Grupo Desportivo e Recreativo de Canas de Senhorim, transparece uma boa gestão, ciente das suas possibilidades e garantia de bons resultados nas competições, os mesmos que me orgulham quando falo na minha terra em discussões futebolísticas que são poucas mas não raras.

E bem têm estado todas as associações e movimentos civis e voluntários, individuais ou associativos, que levam a cabo, todos os dias, esforços para garantir que Canas está cá para ficar, está cá para mostrar, está cá para identificar, está cá para eternizar. Vocês constroem Canas! (sem betao, tout-venant, alcatrão e afins).

Obrigado.

Post Scriptum:
A todos um feliz natal. O ano novo não será pior que este ou, pelo menos, já estaremos mais fortes na luta.

Entry filed under: Cultura. Tags: .

Prémio Pessoa + Saúde 15

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 120,557 Questionaram

%d bloggers like this: