Leopoldina? Não.

Janeiro 7, 2011 at 5:00 pm Deixe um comentário


Passámos por uma época propícia a ela. A comunicação social fez das iniciativas de ‘caridade’ o pão de cada dia. Incentivar a compra de determinado produto para que uma percentagem do mesmo reverta para apoio social, oferecer sobras de produtos alimentares para doação a pessoas com fome, doar brinquedos não utilizados para crianças que não têm acesso a eles, enfim, uma série de iniciativas que das duas uma, ou só acontecem quando se fala em Natal, ou só fazem manchete no fim de ano.

São estas iniciativas realmente necessárias? Este tipo de apoios é uma solução? O mediatismo gerado à volta delas é justo e coerente? São iniciativas isentas de aproveitamento financeiro e/ou político?

Não. Na sua maioria não.

Os portugueses necessitam de apoio? Sim. Apoio para o emprego, incentivos à formação, inciativas de cariz social com capacidade de multiplicação de efeitos, desenvolvimento do empreendedorismo.

Os portugueses não precisam de pão para um dia, precisam de pão para os 365 dias do ano. Eu louvo iniciativas de apoio social, voluntárias, mas não as que citei. Eu aplaudo iniciativas em que os cidadãos que usufruem das mesmas são responsáveis pela execução de um projecto, são activos na resolução dos seus problemas, são incentivados a virar a esquina e a escrever uma nova página.

Os portugueses não precisam que lhes deêm pão. Os portugueses precisam que os capacitem para o fazer.

Não contem comigo para comprar o CD da Leopoldina. Eu posso apoiar sem doar um euro que seja. Eu posso apoiar com esforço e dedicação e tenho saudades disso.

Entry filed under: Voluntariado e Cooperação. Tags: .

Voto em quem? Judite de Sousa ‘Moura Guedes’

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 120,557 Questionaram

%d bloggers like this: