Perspectivas para 2011

Fevereiro 2, 2011 at 12:36 am Deixe um comentário


[Resposta à pergunta ‘Quais as suas perspectivas para 2011?’ publicada no jornal Canas de Senhorim por iniciativa de Fernando Neto, que inquiriu de igual modo outros canenses.]

As minhas perspetivas para 2011… Posso trocar perspetivas por desejos?
É que eu tenho alguns desejos embora não os conceba exequíveis atendendo à vontade da classe política atual.  Vejamos então.

Com as dificuldades acrescidas a que os portugueses estarão submetidos existem variadíssimos fatores de risco para e em risco de. As dificuldades económicas trazem à ordem do dia problemas sociais de desemprego, fome, disparo do crédito bancário e divídas bem como a, mais importante e menos divulgada, doença mental.

A doença mental compromete todas as perspetivas de desenvolvimento social e infelizmente temos vindo a registar um aumento de casos e um esgotamento da capacidade de resposta das instituições hospitalares, das organizações não-governamentais e da própria comunidade. Por razões diferentes, todos os setores que lidam com a doença mental estão, das duas uma, esgotados ou mal preparados e politicamente não vemos nenhuma opinião ou iniciativa que antecipe os piores prognósticos.

Daí que para um desenvolvimento futuro de saúde penso que algo tem de ser feito. A saúde mental dos portugueses é um ponto fulcral para a resolução dos seus problemas. O Estado deve acordar para esta realidade o mais brevemente possível. O país precisa de responder aos efeitos da crise, reparem que foi a primeira que vez que escrevi a famosa palavra, assim foi porque mais importante do que a crise e para o combate aos seus prejuízos devemos apostar forte na promoção da saúde mental dos portugueses, só assim os podemos capacitar para a resolução dos seus problemas económicos, para melhores indíces de assiduidade laboral e estímulo da economia.

Assim as minhas perspectivas para 2011são a aposta no combate à doença mental através de estímulos aos projetos das organizações não-governamentais na área da exclusão social, ao alargamento da rede de cuidados na comunidade, à generalização da psiquiatria comunitária, entre outros; medidas eficazes de promoção da saúde mental como a proliferação de incentivos e iniciativas de promoção do empreendedorismo com vista a resolução de problemas económicos tendo em conta a multiplicação de efeitos e a exploração das capacidades pessoais de cada um, ou seja, não dar um euro a quem tem dificuldade mas sim ensiná-lo a produzir um euro.

Numa vertente local, as minhas perspetivas para 2011 a concretizarem-se trarão inúmeros benefícios para os canenses e para a nossa terra. Seja a Casa da Cultura, independentemente de concordar ou não com o recentemente divulgado local de implantação, espero que ela exista e quero que ela consiga ser o motor cultural de Canas de Senhorim, funcionando como um ponto de encontro de artistas e colectividades, que seja uma casa capaz de interagir com as demais entidades culturais canenses e que incentive e promova a divulgação dos produtos culturais autóctones.

A remodelação do quartel dos Bombeiros, que esteja presente no decorrer deste ano. Aqui, mais uma vez, independentemente de concordar ou não com a solução fico grato pelo trabalho que alguns dirigentes desenvolveram para que ela o fosse, uma solução, a curto prazo espero. A eficiência dos bombeiros voluntários e as condições do seu local de trabalho serão garantidamente melhores e quem beneficia em última análise são os canenses e toda a população servida pela instituição.

Seria uma pessoa mais feliz e orgulhosa de ser canense se, em Dezembro do presente, olhasse para estes projectos como uma realidade sólida, instituída e a dar frutos. Melhor ainda era perspectivar um desenvolvimento industrial de Canas de Senhorim e do concelho, mas valerá a pena?

Um ótimo ano a todos os leitores. Não se deixem derrotar pelo pessimismo.

Daniel Rodrigues

Entry filed under: Politica. Tags: .

Canas em Peso + Saúde 17

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 120,557 Questionaram

%d bloggers like this: