Transporte de doentes

Fevereiro 19, 2011 at 5:45 pm 2 comentários


A história que a esquerda em Portugal por aí defende de um SNS tendencialmente gratuito e que apenas são pagas taxas moderadoras é falácia muito grande. Cada vez mais com os custos com medicamentos aumentam, quer para a população carenciada como para a população em geral.

Contudo, o que queria falar hoje tem a ver com os transportes de doentes não urgentes e os custos que isso acarreta para a população. O Despacho número 19264 do Secretário do Estado da Saúde Óscar Ramos condiciona em grande parte o acesso a cuidados de saúde pela população nomeadamente pelo seu transporte. Se isto, para alguns poderá significar pouco e dizem que apenas terá influência para a população dependente, há um conjunto da população que será muito prejudicada por este decreto.

Falo claro dos residentes no interior do país que têm de percorrer Quilómetros, quer pela distância aos cuidados mais diferenciados que precisam,  quer pelos problemas associados à interioridade que o Governo não quis perceber quando divulgou este decreto-lei.

Dizer que o SNS é igual para todos é uma falácia, e quem mais sofre é quem se encontra no interior, o que vai contribuindo para um cada vez maior abandono destas regiões e que provocará ainda maiores assimetrias demográficas.

Por Luís Caldas no Plano de Cuidados (link).

Transcrevo a opinião de um colega, no Plano de Cuidados, com a convicção de que é realmente evidente que as políticas actuais, seja da saúde ou de qualquer outro sector, levam o país para um centralismo irremediável. No entanto, a culpa não será apenas da ‘esquerda’ ou do actual governo, com a direita teríamos mais do mesmo, ou pior. Nem tudo são más notícias. A gestão dos transportes de doentes foi efectivamente melhorada tanto ao nível do aproveitamento de recursos como da redução de despesa.

Entry filed under: Bombeiros. Tags: .

Uma questão de liberdade + Saúde 18

2 comentários Add your own

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Questionário

Memorando

Interlocutores

  • 120,557 Questionaram

%d bloggers like this: